Moda: Estilo Vintage

08 março 2011

O vintage está com tudo. Nas roupas, nos acessórios, nas fotos e até na atitude, alguns estilistas inspiram suas coleções em peças do passado trazendo ele de volta junto com a modernidade no século 21.

Tumblr_lgi8h58flm1qak673o1_400_large 



O que é vintage?

O vintage é um termo que, no primeiro momento, se refere a retomada de uma época passada. A gente não pode dizer que tudo que é feito no passado é vintage. Uma peça vintage é especial, vem de um estilo clássico. Um terno Chanel, ou um óculos Yves Sant Laurent, por exemplo, são peças vintage.

Uma peça vintage pode ser de qualquer época?

A princípio sim. Mas tem épocas que marcaram a moda e acabam sendo revividas. No início dos anos 90 se deu início o vintage, foi quando os estilos começaram a se misturar e surgiu essa onde de revival. E na década de 90 aconteceu uma coisa bacana como as tendência dos anos 80, sendo revividas apenas dez anos depois.

Quais as décadas mais marcantes para a tendência vintage?

Os anos 50, 60, 70 e 80. Desde as saias godê dos anos 50, passando pela tendência hippie e também a era da discoteca, dos anos 70. Dos anos 80, o que ficou bem presente na moda foi a desconstrução da forma, as ombreiras e as roupas mais acinturadas. Os anos 20 e 40 também foram ícones, como exemplo do glamour dos tayers e as saias abaixo do joelho.

De todas essas décadas, qual se reflete mais na moda vintage?

Os anos 70. Atualmente a moda tem várias referências dessa época como a tendência hippie chique ou a volta dos detalhes artesanais. Acredito que na moda vintage nada é por acaso. Por exemplo, tudo que volta tem a ver com o momento em que vivemos. Hoje estamos muito preocupados com a sustentabilidade e por isso temos tantos elementos da década de 70, influenciados pela moda hippie, o vegetarianismo e o lado espiritual. A moda reflete o espírito de um tempo. E o que vivemos hoje são questões que foram fortes em 70.

Uma peça vintage é uma roupa antiga ou uma roupa contemporânea com uma releitura do passado?

Há as duas formas de vintage. Existem as roupas vintage, que são as peças originais das décadas passadas e que as pessoas conseguem encontrar em brechós e lojas especializadas em vintage. Já a tendência vintage está relacionada a peças contemporâneas, que estão nas passarelas e também nas lojas, e que apresentam uma releitura dos clássicos do passado. O vintage pode acontecer desde a escolha do tecido, até o aspecto da roupa, a silhueta, estampa e detalhes como botões, por exemplo.

Qualquer pessoa consegue aderir ao estilo vintage?

Sim, desde que utilize também elementos contemporâneos. Acho interessante misturar peças antigas com outras atuais, e assim fica mais difícil de errar. Para usar uma produção toda vintage é preciso ter um estilo vintage mais definido, e muitas vezes a pessoa pode exagerar. Então o ideal é mesclar as peças para não errar.

  Saiba mais sobre moda vintage clicando aqui.

Um comentário:

  1. Vintage? ADOOOORO!
    Amei o post! *-*

    Hey flor aceito parceria sim, mais é preciso que siga :)
    Tô te seguindo!
    Beijão
    theteenage-dreams.blogspot.com

    ResponderExcluir

Desejos de Menina: Moda: Estilo Vintage © 2009 - 2015 - Todos os Direitos reservados
Volte sempre!