Fotografia: Apresentação + dicas

20 abril 2011

 



Olá meninas, tudo bem?

Meu nome é Viviane, podem me chamar de Ane! ;) Fui convidada para falar sobre fotografia aqui no DDM! Espero dar ótimas dicas e também aprender muito com vocês!

Em meu primeiro post falarei de auto retrato. Não é fácil tirar uma boa foto de si mesmo, ainda mais sem um tripé, mas é possível tirarmos fotos incríveis de nos mesmos com truques básicos.

Algumas mulheres ficam bem de verde, outras não. Acredito que seja da mesma forma com a fotografia! Com exceções de alguns truques que favorecem todas nós, assim como aquele pretinho básico!rss.

Antes de mais nada eu aconselho vocês pegarem a máquina e irem para o banheiro! (LOL). Sim! A luz de lá geralmente é boa, e vocês tem um espelho onde poderão ver o que estão fazendo e com esse “treino” aprenderão deixar a máquina em uma boa altura e descobrirão ângulos que favorecem mais. A regra geral é manter a máquina na altura dos olhos!

Então vamos lá, irei começar com 2 dicas básicas!

1 – Com ou sem tripé?

Não dá para negar que o tripé ajuda, mas com uma mão firme e determinação também funciona! Apoiando ou não a máquina opte por tirar auto-retratos a uma certa distância, assim existe a possibilidade de captar um pouco ou grande parte do ambiente em volta. Se optarem por closes, não tenham medo de chegar perto. Se quiserem, vale até cortar um pedacinho da parte de cima da cabeça. As fotografias ganharão um toque a mais.

2 – Com ou sem flash?

Eu vivo em um eterno “amor e ódio” ao flash!rs. Usar o flash de forma correta é uma das partes mais complicadas na fotografia. Porém, muitas vezes ele é necessário, e não é só no escuro, não!

No caso de uma fotografia contra o sol, por exemplo, você pode notar que o sol toma conta da foto, fica brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer, se essa não for sua intenção, ligue o flash! Neste caso ele suprirá a falta de luz, e ambos ficarão visíveis.

Eu, pessoalmente, prefiro auto-retrato sem flash. Se for preciso usar o flash, dê sempre uma certa distância, use o zoom para se aproximar do detalhe desejado. Ao usar o flash muito próximo do objeto a foto fica toda clara, e muito longe, escura. Só experimentando descobrirão a medida certa para vocês!

Agora, quando não usar o flash? Podemos ver um exemplo de mau uso do flash nos shows. Certamente vocês já cruzaram com aquela foto em que a pessoa está na frente de um palco, para sair o fundo, e só aparece o rosto dela BRANCO e no fundo escuro, algo entre sombras do que seria um palco!(LOL). Isso acontece por não ser necessário o uso do flash. Sabem aquela regra da estrada? Que dois carros não podem se cruzar com farol alto caso ao contrário a um ofuscamento? É quase isso! Nesses casos, geralmente, a luz do palco é o suficiente para foto.

É isso meninas, não tenham medo de experimentar!!!

Por: - Ane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desejos de Menina: Fotografia: Apresentação + dicas © 2009 - 2015 - Todos os Direitos reservados
Volte sempre!