Resenha: Os Bin Laden

05 maio 2011





O subtítulo já é tentador:uma família árabe no século norte-americano.
Diante da notícia da morte de Osama Bin Laden,lembrei desse livro muito interessante que conta sobre essa família tão polêmica.Vale lembrar que Osama era aliado dos EUA antes da Guerra do Golfo (1990) e nada melhor do que se posicionar em meio a tantas opiniões sobre uma notícia alarmante como a da morte dele.
É uma história familiar recheada de intrigas, disputas de poder e negócios nebulosos que envolveram cifras que chegam à casa dos bilhões de dólares.
O autor Steve Coll mostra como foi possível aos Bin Laden, no espaço de uma geração, trocar o lombo dos camelos do deserto por limusines e jatos particulares. No início do século XX, o patriarca Mohamed bin Laden era um homem pobre, cego de um olho e apenas mais um dos milhares de pedreiros do canteiro de obras de uma empreiteira a serviço de uma companhia petrolífera norte-americana na Arábia Saudita. Mas o invulgar senso de oportunidade – aliado a métodos bem pouco ortodoxos de ganhar dinheiro – transformou aquele humilde assentador de tijolos em um dos empresários mais ricos do planeta.
De pedreiro, Mohamed passou a dono de seu próprio negócio,mas de forma gradativa. Quase sempre associado a corporações norte-americanas, caiu nas graças da família real saudita e tornou-se o empreiteiro oficial do governo. Construiu rodovias, palácios, mesquitas e fortalezas em profusão. Quando morreu em um acidente aéreo em 1967, deixou 54 filhos e um espólio de valor até hoje incalculável. Entre a mais de meia centena de herdeiros diretos, estava um jovem desde então dedicado a preservar o que considerava ser “a pureza original do Islã” – o filho Osama bin Laden.
É um livro histórico,mas vale a pena ler.O Oriente Médio ainda é muito pouco compreendido por nós do Ocidente.É uma ótima fonte de cultura islâmica e um livro que compensa o esforço de Steve Coll em busca da complexa família Bin Laden.Steve ganhou nada mais,nada menos do que dois prêmios Pulitzer o que garante um livro impecável.
Acredite,ler sobre eles vai mudar sua forma de ver o mundo.

Um comentário:

  1. Parabéns pela resenha! Um livro com conteúdo super interessante, vale a pena aprender um pouco mais!

    Bju!

    www.patriciabu.com.br

    ResponderExcluir

Desejos de Menina: Resenha: Os Bin Laden © 2009 - 2015 - Todos os Direitos reservados
Volte sempre!