Resenha: Razão e Sensibilidade

09 maio 2011


Nesse romance,Jane Austen conta a história de duas irmãs que vivem as dificuldade de uma sociedade onde os casamentos são arranjados pelo interesse financeiro e os sentimentos devem ser contidos.
As irmãs Dashwood são completamente diferentes.Elinor Dashwood é a filha mais velha e completamente racional.Marianne Dashwood tem suas ações guiadas pelo sentimento.Com a morte do Sr. Dashwood , a Sra. Dashwood e suas filhas são obrigadas a abrir mão de sua mansão em favor do meio-irmão das filhas : John Dashwood .Fanny Ferrars é a desagradável cunhadas das Dashwood que manipula o marido quanto a quantia que será dada as irmãs.Graça as artimanhas de Fanny,as Dashwood não tem muito mais que o básico.
Edward e Robert Ferrars são dos irmão de Fanny,Edward é um rapaz encantador por quem Elinor,em suas próprias palavras,nutre um sentimento de afeto.Marianne é completamente contra a reserva de sentimentos da irmã.Para ela o amor deve ser vivido intensamente.
As Dashwood mudam-se para Devonshire em um pequeno chalé.Seu novo vizinho,Sir John,fica encantado com a Elinor e Marianne e as duas famílias criam um vinculo de amizade.Mrs. Jennings,sogra de Sir Lucas,está decidida em arrumar casamento para as duas e não tarda a perceber um sentimento oculto que o Coronel Brandon ,amigo da família, nutre pela bela Marianne.
As coisas se complicam para o lado de Elinor porque a sra. Ferrars não permite que o filho se case com uma moça sem dote.Diante disso,ela deixa seu sentimento oculto e preenche seu tempo cuidado do coração de Marianne,que não tem bom senso suficiente para cuidar dele sozinha.John Willoughby é de acordo com os sentimentos de Marianne,o homem ideal.Muito diferente do Coronel Brandon que aos 35 anos provavelmente não sabe o que é amar nem conquistar.
Mas Elinor enxerga muito melhor que a irmã.Ela reconhece a polidez e cavalheirismo do Coronel, e sente que o único motivo para que ainda fosse solteiro é que algo em seu passado o feriu de forma profunda.Elinor também percebe,ao longo da história que o tal príncipe encantado Willoughby pode não ser tão encantado assim.
Mas cada irmã tem muito que aprender uma com a outra.Marianne ensina Elinor que o amor deve ser expressado em ações .Elinor ensina para Marianne que o amor verdadeiro é muito maior do que gosto compartilhados e beleza compatível.Com cada uma delas você vai aprender uma parcela de razão e outra de sensibilidade quando se trata do coração.

Um comentário:

  1. Nooooooooooooossa que babado, quero ler! '-'
    Eu deveria ter lido isso na minha pré adolescencia, ia ser muito útil!

    ResponderExcluir

Desejos de Menina: Resenha: Razão e Sensibilidade © 2009 - 2015 - Todos os Direitos reservados
Volte sempre!