Relacionar-se. Do grego: insegurança

19 julho 2011

Admiro e feliz de quem conhece o verdadeiro significado da palavra liberdade. Ao meu redor, são presentes tantos exemplos de ‘’prisão conjugal’’ e me irrito profundamente com isso. Foto de casal no perfil de redes sociais, xuxuzinho e xuxuzinha em todas as superfícies imagináveis, até email, telefone.. E o detalhe: antes mesmo de considerados marido e mulher; uma cobrança sufocante, marcação em cima mesmo. Confiança? Inexistente. Sinceramente, não sei o que leva pessoas a ficarem tão inseguras. Ele segura a sua mão, porque ele quer. Ele está ao seu lado, por escolha dele. Não é forçado e nem está sob imposição de ninguém. Segurança, não é ouvir cinco vezes por dia "eu te amo". Muito menos, dizer. É o dia-dia, as histórias vivenciadas.. Onde sobra em um, o outro completa. E pra mim, relacionamento é isso. É aceitar as diferenças, feliz em dividir apenas o mesmo espaço, respirar o mesmo ar. É onde a admiração fala mais alto, até grita. É sentir que a pessoa que caminha do seu lado, te busca na sua porta, e te liga por pura vontade, quer estar ali por uma escolha dela - e não, por uma imposição sua.

Os homens falam que as mulheres são complicadas. Nós, afirmamos com pé no chão que são eles os “cabeça-dura” da relação. E a minha opinião, é que quando chega a esse ponto, costuma ir de mal a pior. “Prender ainda mais, faz soltar-se sozinho.” “Solte antes que ele possa te soltar depois” São aquelas velhas dicas da vovó. E de fato, besta quem não seguir a sabedoria das queridas. Não consigo entender mulher ciumenta que liga a cada dois minutos, afim de saber todo o relatório do dia. Quantas respirações deu, quais lugares foi, quantas vezes abasteceu o carro. Isso enche. Enche quem vê, imagine quem participa?

E aí entra o vilão da história: o ciúme. Insegurança, em outras palavras. Isso é coisa da sua cabeça, pode ter certeza. Pra chegar a essa conclusão: ponha-se no lugar. Esse é o segredo. Você, mulher.. Teria algum tipo de atração por alguém do sexo oposto; inseguro, sem saber qual caminho seguir, sem pulso-firme, sem a menor noção do que quer pela vida? Pois é, eu não. E acredito que a maioria dos homens também. Segurança e determinação são qualidades que DEVERIAM constar em qualquer ser humano. Mais que afrodisíaco, é essencial, crucial para qualquer relacionamento. Seja social ou amoroso. Até familiar. O individuo que sabe o que quer da vida, vai longe. E eu nem preciso ser psicóloga, advogada, administradora de empresas pra afirmar isso.

Agora seguindo a lógica: Qual a consequência da insegurança? A traição. Se o homem não encontra em você o que completa ele, a lógica seria ele ir atrás de outro produto que seja completo, certo? É isso. A chave pra qualquer relacionamento. Por mais que morra por dentro, que corroa seu estômago, não berre, não dê escândalos. NÃO LIGUE. Aquela velha história de que, a liberdade em si, é o que prende o mais livre dos seres. Ter certeza, ninguém tem. Mas a gente sabe; a gente sente.

E isso tudo é o que na minha indignação e frustração, frente ao namoro dos outros, eu gostaria de ter dito. Até pela intimidação das mulheres inseguras.. Hoje em dia casamentos não vão à frente por motivos semelhantes, namoros viram prisões, brigas insustentáveis. O que devia ser maravilhoso, lindo e romântico, passa a ser um pesadelo real; causando infelicidade e insatisfação. O que hoje, posso ver os reflexos em um mundo sem sentido, onde a desvalorização do amor fala mais alto. Valorize se você tem ao seu lado alguém assim, se não: a sorte um dia há de sorrir para todos. E além de tudo isso, pra mim, o essencial, a chave de todo e qualquer relacionamento: O amor próprio.

Postado por: Alana Monteiro
Alana Monteiro Aquariana, Paraibana e atualmente morando no Maranhão. Flamenguista, pivô, escritora por diversão, ex-intercambista, futura diplomata e colecionadora de livros.

3 comentários:

  1. Depois de ler esse texto essas palavras nao sairam da minha cabeça, determinaçao,segurança e amor proprio talvez seja por issu que no passado nao deu certo. ;\

    ResponderExcluir
  2. Seus textos sempre me acrescenta algo.
    Me identifico com a maioria temos muitos pensamentos em comum!

    ResponderExcluir
  3. obrigada mesmo lindas.. de coração =) adoro o comentário de vocês..! hihi

    ResponderExcluir

Desejos de Menina: Relacionar-se. Do grego: insegurança © 2009 - 2015 - Todos os Direitos reservados
Volte sempre!