5 dicas de como tirar uma boa foto

03 outubro 2011


Vamos voltar com as dicas .Hoje as dica são para você fotografar como um profissional.

Compondo a imagem - Onde você gostaria de colocar o seu objeto na foto?
Que tipo de fundo você quer? Um pouco de cuidado é um longo caminho para criar uma foto excelente.


Direção Vertical

A direção vertical do quadro traz a sensação de profundidade para cena, ao incluir no fundo distante tudo que está em primeiro plano.



Direção Horizontal

A direção horizontal captura mais detalhes do que os nossos olhos podem ver, com proporções equilibradas e agradáveis.



Ângulo Baixo

Apontar a câmera para cima cria um efeito dinâmico e poderoso.



Ângulo Alto

Fotografar de cima enfatiza a graça e delicadeza do objeto.

Ajustando o Foco - Mesmo as câmeras atuais de alta tecnologia precisam de certo cuidado com o foco, ou você irá obter fotos borradas. Lembre-se de que a maioria das câmeras com foco automático focaliza no centro da moldura do visor.
Evite o Foco Impreciso
Se o seu objeto está posicionado mais para a lateral da moldura, simplesmente pressionar o botão do obturador (disparador) irá
direcionar o foco para o fundo ao invés do objeto. Para evitar isto, utilize a trava do foco.

Primeiro aponte a câmera para que o objeto fique no centro da moldura do visor. Agora, pressione o botão do obturador (disparador) até a metade. Isto irá travar o foco no objeto (geralmente indicada por uma luz no visor). Agora, enquanto mantém o botão do obturador (disparador) pressionado até a metade, recomponha a cena como desejado. Em seguida, pressione o botão do obturador (disparador) totalmente. O objeto estará no foco perfeito, não importando onde se encontra na moldura.

O período de tempo entre pressionar o obturador (disparador) e o momento em que a imagem é gravada no cartão de memória é chamado tempo de atraso do obturador. Esta resposta levemente atrasada pode fazer você perder o instante que desejava fotografar. Este atraso é mais notado durante o processo de foco automático. Para minimizar o atraso do obturador, pré-ajuste e trave o foco, mantendo o botão do obturador (disparador) pressionado até a metade enquanto aguarda o disparo.

Evite borrar a foto - Apóie seus cotovelos suavemente em seu peito para que a câmera seja apoiada com firmeza pelos seus braços e cabeça. Não aperte o botão do obturador (disparador) com força - aperte-o com delicadeza.

  • · Quando possível, apóie-se em uma parede ou objeto sólido.
  • · Um guarda-chuva fechado pode funcionar como um apoio.
  • · Com um joelho apoiado no chão, apóie a câmera no outro joelho.
  • · Uma mesa ou outra superfície pode ser um bom apoio para os seus cotovelos.
  • · Não tem um tripé? Tente usar uma pilha de livros ou uma caixa.


Tentar fotografar uma pessoa ou objeto em movimento rápido pode resultar no que é conhecido como borrão animado.

Ao fotografar veículos em movimento, esportes radicais e outros objetos em movimento, a maneira de prevenir o borrão animado é utilizar uma velocidade de disparo mais rápida. Aumentar a configuração da sensibilidade ISO irá aumentar a velocidade de disparo automaticamente. Com uma câmera com filme, você pode aumentar a sensibilidade ISO trocando o filme. Algumas câmeras digitais também permitem alterar as configurações da sensibilidade ISO com o toque de um botão, facilitando tirar fotos stop-action ou capturar cenas sob condições de baixa iluminação.



Entendendo a iluminação - A luz pode atingir um objeto em uma das três direções básicas. Ao entender isto, você irá reduzir o número de fotos perdidas - e irá aprender a destacar a beleza da iluminação em suas fotos.



A luz vem de trás da câmera , ela atinge o objeto de frente. Esta é a maneira mais básica e infalível para você se orientar ao fotografar. Também é a melhor maneira de capturar um lindo céu azul ao fundo.


A luz atinge o objeto em um ângulo da lateral. A iluminação lateral realça a luz e a sombra, fornecendo uma aparência tri-dimensional aos objetos. Porém, ela exige algum conhecimento e experiência para controlar as luzes e sombras produzidas pela iluminação lateral.



A luz vem de trás do objeto - em outras palavras, diretamente para a câmera. Fotografar nesta situação normalmente irá reduzir o objeto a uma sombra. A técnica mais fácil é ligar o flash. Isto irá compensar a subexposição, assegurando que o objeto se destaque da luz de fundo.

Domine o Flash - Preenchendo as sombras Em fotos tiradas sob árvores e outros locais sombreados, as sombras podem estragar uma foto mesmo em um dia claro. A solução: ligue o flash e deixe-o iluminar a cena.

Compensando a iluminação de fundo

A iluminação de fundo pode produzir fotos adoráveis, mas é preciso tomar cuidado para que o objeto não fique subexposto. As unidades de flash automático embutidas nas câmeras atuais facilitam colocar a quantidade de luz certa sobre o objeto.


Conheça o alcance do flash

Todos os flashes das câmeras têm um alcance máximo, além do qual a luz diminui.você contará com um alcance do flash de, aproximadamente, 4 metros.

 
Como manter a aparência dos olhos natural

Quando fotografados com flash em iluminação insuficiente, nossos olhos tendem a refletir a luz através das pupilas dilatadas, causando os terríveis olhos vermelhos. Para prevenir isso, use o modo redução de olhos vermelhos de sua câmera. Alternativamente, peça à pessoa para olhar para uma fonte de luz brilhante antes de fotografar.

Quando fotografar na vertical, certifique-se de virar a sua câmera para que o flash fique na parte superior. Isto produz uma luz mais natural e, também, garante que a data da foto seja impressa na parte inferior da fotografia.

Ao fotografar objetos ou superfícies altamente reflexivos é melhor não usar o flash.

Vocês gostam de fotografar? Curtem as dicas que passamos aqui? Tem alguma dúvida? É só mandar nos comentários que responderemos no próximo post!

Por: Gabriela Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desejos de Menina: 5 dicas de como tirar uma boa foto © 2009 - 2015 - Todos os Direitos reservados
Volte sempre!