Sobre plágio, créditos e afins

18 dezembro 2011

 
Tumblr_lw9j694noo1r2s979o1_500_large

Hoje pela manhã, recebi um comentário que me deixou muito chateada. A Natalie, do Little Love Dream me acusou de ter copiado um post dela. Então, vamos esclarecer uma coisa. Na blogosfera é comum que as blogueiras tenham os mesmos tipos de idéias sempre! Não é porque fazemos um post com os mesmos assuntos que estamos copiando ok?

Sobre acusações de plágio: Para poder acusar uma pessoa de plágio é necessário que a mesma tenha copiado seu post por completo e colado em uma página dela. Caso isso não tenha acontecido, não é plágio. Meses atrás aconteceu de um tumblr ter colocado todos os textos aqui publicados no ar sem os devidos créditos. Como já havia acontecido antes, peguei meus documentos no "myfreecopyrigth" e pedi para o suport do tumblr tirar o tal site do ar. Afinal, blogueiro bom tem que ter sempre o seus posts protegidos!

A minha dica para os blogueiros iniciantes - ou não - é criar uma conta de proteção aos seus posts no MyFreeCopyright para ter provas concretas de que estão copiando seus posts. Cada vez que um post seu é feito, o site gera um "documento" que registra ele, ou seja, ele é seu e mais ninguém pode usá-lo sem autorização.

Outra dica é manter sempre a "boa vizinhança".  Ser amigos de outros blogueiros para sempre ser avisado quando alguém lê um post seu em outro blog e tudo mais.

Caso queira usar um post de outra pessoa, coloque os devidos créditos. É fácil, simples e não custa nada. Quanto a creditar imagens, acho necessário somente quando as imagens são de algum fotográfo ou blogueiro. Caso contrário, se foram encontradas na internet não tem necessidade, afinal, elas estão lá para ser usadas por todos, sem restrições.

Bom, acho que é isso. Quero deixar claro que todos os posts publicados aqui no site Desejos de Menina são de autoria minha ou de alguma blogueira que cria os posts, EXCLUSIVAMENTE aqui para o site. Caso tenha algo aqui no blog, como imagem sua, avise pelo e-mail contatodesejosdemenina@yahoo.com.br que será creditado na hora.

Espero que tenham entendido que foi um post de esclarecimento para não ter mais problemas com pessoas me acusando de algo que não fiz. É isso!

Pamella Paschoal,
Desejos de menina.

4 comentários:

  1. Oi!Longe de mim criar confusão, de verdade, gosto muito do seu blog, sempre to aqui lendo e nunca tive nada a reclamar, já fui plagiada umas 3 vzs e isso me chateou muito!! Não estou te acusando de plágio porque está obvio que não copiou meu post, mas ok, voce pode ter tido a mesma ideia que eu, mas as imagens eram semelhantes as do meu, posso ter errado ao te acusar de ter se INSPIRADO no meu post, porque foi esta a palavra que usei, mil desculpas.
    Pode rever meu comentário, em momento algum te acusei de plagiadora!

    ResponderExcluir
  2. De qualquer forma, foi um comentário equivocado meu, afinal encontrei as fotos no weheartit mesmo! Amigas? Não gosto de brigar, muito menos com pessoas e blogueiras que eu gosto.

    ResponderExcluir
  3. Isso é verdade, principalmente quando, por exemplo, é ferias e os blogueiros criam muitos especiais de ferias, volta as aulas, etc.
    Estou fazendo um concurso diferente lá no blog, prêmio material e dupla divulgação, participa? :D
    Beeijos

    Conspirantes e Concurso Mr. Blog&Eurotrip de Natal

    ResponderExcluir
  4. Esta anotadissimo as dicas, e ja vou me registrar la no site...super valido isso =)
    E seu blog esta liiiiiiiiiiindo, amei o layout hihihi'


    Faz uma visitinha na Preta?
    Merry Christmas *-*
    http://pretapretinhablog.blogspot.com

    ResponderExcluir

Desejos de Menina: Sobre plágio, créditos e afins © 2009 - 2015 - Todos os Direitos reservados
Volte sempre!