Guia básico de maquiagem - parte III

29 junho 2012



Existem produtos que não podem faltar na nécessaire de nenhuma menina. Outros, por mais que tenham um efeito que você adora ou estejam na moda, não são todas que podem usar. Depois de conhecer os tipos de pele (veja aqui), veja quais os itens básicos para cada uma.


Na maquiagem para a pele seca, precisamos adicionar o brilho (que nessa pele é ausente), com texturas mais úmidas (basses e corretivos com ação hidratante ou umectante, que retêm água na pele) e produtos com efeito de brilho e cintilância.

Tenha sempre:
- base líquida (com componentes hidratantes e umectantes);
- corretivo líquido (dê preferência àqueles com componentes hidratantes e preventivos);
- pó facial;
- lápis para a sobrancelha;
- máscara de cílios, máscara para o contorno dos olhos e delineador;
- sombra cremosa, creme a pó ou compacta, de preferência com leve cintilância;
- sombra iluminadora;
- blush cremoso com leve cintilância;
- batom e/ou gloss;
- demaquilante bifásico ou cremoso.

Dicas: é essencial o uso de um bom hidratante antes da maquiagem; além de usar produtos adequados ao seu tipo de pele, também adeque-os a idade; opte por bases com filtro solar; as maquiagens cintilantes ajudam a desenvolver artificialmente o aspecto de viço na pele; não usem produtos sem óleo (oil free); evite produtos que dão efeito matte (sem brilho); a cada 15 dias faça uma massagem para revitalização da pele; não use produtos com álcool.


Por ser uma pele com muito brilho, deve-se evitar maquiagem com efeito brilhante. Todos os produtos que entram em contato com a pele devem ter efeito matte (sem brilho), opaco e serem livres de óleo. Os únicos itens com brilho liberados são: gloss e batom. 

Tenha sempre:
- base com textura mais seca, tipo aquelas de bastão ou em pó mineral;
- corretivo com textura mais seca;
- lápis para a sobrancelha ou sombra opaca marrom;
- rímel, lápis para contorno dos olhos e delineador (todos à prova d'água ou bem resistentes);
- sombras e blushes sempre compactos e matte (opacos);
- batou e/ou gloss;
- demaquilante em gel ou fluido.

Dicas: existem muitos produtos oil free (livres de óleo), antishine (antibrilho) e reguladores de oleosidade, além de lencinhos absorventes de oleosidade que ajudam a resolver o problema por até oito horas; oil free sempre, tanto na maquiagem quanto na hidratação; evite os sprays fixadores e primers, que ajudam na durabilidade na maquiagem (saiba mais no Guia Básico de Maquiagem IV); os produtos de higiene facial devem ser específicos para o seu tipo de pele, para não causar efeito rebote, agravando mais o problema; leve o pó mineral na bolsa para retocar durante o dia; evite sombras e blushes líquidos ou cremosos; o rímel, lápis e delineador devem sem à prova dágua pois a oleosidade pode removê-los com facilidade se não forem; evite maquiagem com efeitos de luminosidade no rosto; uma vez por semana, faça esfoliação no rosto e use máscara de ação calmante e secativa; fazer limpeza de pele uma vez por mês é uma boa dica para remover cravos, espinhas, células mortas e outras impurezas.


O segredo está no preparo da pele. É fundamental usar hidratantes específicos para equilibrá-la. Deve-se ter mais cuidado na zona T, usando, nessa região, maquiagem com efeito matte. No restante do rosto, pode usar cintilância e brilho à vontade.

Tenha sempre:
- duo base (de preferência, oil free), base líquida ou pó mineral;
- corretivo líquido ou em bastão;
- lápis para sobrancelha;
- lápis para contorno dos olhos, máscara de cílios e delineador à prova d'água;
- sombras e blushes compactos, com ou sem brilho;
- gloss e/ou batom;
- demaquilante cremoso ou bifásico;
- lenços absorventes para a zona T.

Dicas: use cosméticos com componentes que equilibrem a pele, repondo a hidratação nas áreas em que falta e absorvendo onde há excesso de oleosidade; faça esfoliação a cada 15 dias, concentrando-se na zona T; use um adstringente somente na zona T, antes de aplicar o filtro solar; recomendo shampoo Johnson's (sim, shampoo) para remover a maquiagem da pele mista a oleosa, pois ele é hipoalérgico, não arde nem causa irritação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desejos de Menina: Guia básico de maquiagem - parte III © 2009 - 2015 - Todos os Direitos reservados
Volte sempre!