Papo de blogueira: Como conseguir parcerias?

05 agosto 2013


Se tem uma coisa que todos os blogueiros que estão começando querem saber é: como conseguir parcerias? Bom, já vou adiantando que não é nada fácil no início, mas depois de um tempo, tudo vai ficando mais simples.

Como vocês sabem, faz 3 anos que tenho o Desejos de Menina e só comecei a ter parcerias, fixas, que me mandavam produtos para teste e sorteio depois de quase um ano e meio blogando.

Ai vocês me perguntam "mas eu sempre vejo blogs que acabaram de começar conseguir parcerias, o que eles fazem?" simples, eles vão atrás. No começo, nenhuma loja vai atrás de você para uma parceria, até porque, quando você começa, os acessos ainda não são grandes e lojas/marcas esperam que o seu blog, gere um certo retorno para a marca, sendo assim, eles preferem criar vínculos com blogs que são de médio/grande "porte", vamos dizer.

Mas como eu já estive na mesma situação que vocês, resolvi criar um post para ajudar vocês na hora de conseguir parcerias, como ir atrás, como escrever o e-mail, o que abordar.. Afinal, quando eu comecei não tive ajuda de ninguém e sei como é difícil ficar "perdido" nesse mundo dos blogs. 

Antes de entrar nas quatro regras simples para conseguir parcerias, vale a pena ressaltar que é super importante que o seu blog seja apresentável, que tenha um layout legal, uma diagramação boa no post, escrita correta, posts diariamente, afinal, um parceiro só vai estar disposto a colocar a marca dele ali, se o blog se mostrar sério, que vá realmente gerar frutos para ambas as partes.

Normalmente, na parte de parcerias, o que o parceiro que mesmo, é fazer a marca dele "grudar" na cabeça dos leitores, por isso, cede produtos mensalmente para que haja resenhas, vídeos tutoriais e até mesmo sorteios, sempre citando e ressaltando o nome da marca.

Agora, vamos aos quatro passos fundamentais para que o seu desejo de ter parceria saia somente dos seus planos e comece a virar realidade.

Primeiro passo: Saiba quem é o seu público alvo! Antes de ir atrás de qualquer loja/marca, é muito importante que você saiba qual o público que o seu blog atinge, no caso, faça uma pesquisa de campo, tente descobrir coisas importantes sobre os seus leitores como: região que moram, idade, se compram ou não pela internet, o que costumam comprar, qual a marca de cosmético/roupas favoritas... Esse tipo de coisa, já vai fazer com que você tenha noção de quem lê o seu blog, se é mais homem ou mais mulher, qual a idade, o que esse público gosta de consumir, e assim, vai segmentar o tipo de marca/loja que você deve procurar.

Segundo passo: Crie um mídia kit! Para quem não sabe, mídia kit é um arquivo que contém todas as informações que um parceiro/anunciante precisa ter sobre o seu blog. Nele você vai colocar uma apresentação sobre o blog, uma mini apresentação sobre você, dados de acessos diários e mensais, número de seguidores em redes sociais (tudo isso com print de tela para que o parceiro veja esses dados) ou seja, no mídia kit o importante é você vender seu peixe! Quem ainda não tem um mídia kit, clique aqui e aprenda a fazer o seu.

Terceiro passo: Crie o texto do seu e-mail! Na hora de criar o seu e-mail, é extremamente importante você saber o que falar, não adianta mandar "Oi, meu nome é Fulano, gostaria de uma parceria com a loja de vocês. Beijos" porque isso não vai fazer você conseguir parceria. Crie um e-mail mais profissional, conte para quem estiver lendo, qual é o público alvo do seu blog, quantos acessos ele tem diariamente, quantos seguidores tem, quantos likes no facebook, esse tipo de coisa, faz com que quem esteja lendo, perceba que você sabe do que está falando. Depois dos dados mais técnicos, fale o porque você acha que a parceria seria legal, conte como pretende divulgar a marca/loja, faça com que a pessoa que esteja lendo, sinta vontade de ter a marca deles no seu blog.

Quarto passo: Escolha as marcas/lojas! Não adianta mandar e-mail pra todas as lojas que você vê pela frente, até porque, a maioria delas demora um tempo para responder e você vai acabar fazendo isso mais vezes. Separe a pesquisa que fez e escolha 5 marcas/lojas para enviar e-mail no primeiro dia, envie um e-mail para cada e espere resposta. Normalmente, a resposta vem depois de uns 2, 3 dias após o envio e sinto informar que nem sempre a reposta será positiva, mas não desista. Vá enviando e-mails para as lojas que selecionou, depois disso, se nenhuma resposta tiver sido positiva, selecione mais lojas, leia o e-mail e veja o que tem de errado nele.. Uma dica legal, é sempre mostrar o e-mail para alguém antes de enviar, assim a pessoa pode te falar se está bom ou não.

Esses são os quatro passos básicos para quem está começando conseguir uma boa parceria. No início, vai parecer que todas as lojas fizeram um super complô e resolveram falar que "no momento, não estamos com vagas para parceiros", mas não desistam ok? Sempre vai ter uma loja disposta a investir alguns produtos para que a marca seja divulgada por um blogueiro que possa se tornar um grande blogueiro dali 3 meses.

É isso, espero que vocês tenham gostado do post e que sigam as dicas, elas vão ajudar muito quem está perdido na questão de parceria.

Ah, vou começar a atualizar mais essa tag, ou seja, preciso saber quais tópicos vocês querem que eu aborde. Sobre o que mais vocês tem dúvidas? Deixem nos comentários que eu vou selecionando e criando posts para ajudar vocês.

17 comentários:

  1. Adoreeei as dicas! No começo nada é fácil, mas com dedicação agente consegue né?? Obrigada por compartilhar suas dicas, sucesso ainda mais pra você. Beijos :D

    www.hellomodaa.com

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    1. Sim, tudo que é feito com dedicação e vontade dá certo!

      Beijos e muuuito obrigada <3

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  2. Amei o post! Ficou bem claro e dá uma super ajuda.
    Não costumo mandar muitos emais pedindo parcerias, vou começar a por essas dicas em prática ^^

    Att, Line
    Puta Merda!

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    1. Coloque!

      Normalmente nós blogueiros não queremos sair pedindo coisas, mas parceria é uma ajuda mútua, você ajuda a loja e a loja te ajuda.

      beijos!

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  3. Muito bom o post, esclareceu algumas dúvidas que eu tinha.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

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    1. Fico feliz em saber!

      Qualquer outra dúvida pode entrar em contato que eu sempre respondo e-mails dando uma ajuda para os amigos blogueiros.

      beijo..

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  4. Fechei parceria com uma loja bem bacana da minha cidade a dois dias ... fiz uma tabela de preços para não ser injusta, do tipo post R$40,00 ... e cada trabalho feito (considerando tempo, gasto e trabalho) tem um preço.
    Por fim a loja parceira que decida o que fazer. EX: 3 looks do dias + 2 post mensais + aluguel do banner ..
    Achei bem legal esse método que no fim estou conseguindo um bom dinheiro.
    BEEEIJOS

    http://ladylhama.blogspot.com.br/

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    1. Que bom, esse tipo de parceria rende ótimos frutos, além de fidelizar a loja parceira. Parabéns.

      beijos

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  5. Heey, dicas super valiosas hehe

    Beijos!

    quaseinvisivel.blogspot.com.br

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    1. Que bom que gostou!!!! Quando usá-las espero que dê certo.

      beijos

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  6. Olá! Obrigada pelas dicas.
    Amando seu blog.

    BEijos linda

    www.iasmincarvalho.com

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  7. Amei a postagem, ajudou bastante!

    www.crespasecacheadas.blogspot.com

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  8. Adorei seu post, no momento em que estou estava mesmo precisando desse tipo de ajuda!
    www.blogdanizita.com.br

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  9. Adorei o post, atingiu bem nas dúvidas que eu tinha sobre como conseguir parceiras, mas ainda assim sobrou uma dúvida gigantesca:

    Quando começar? Qual seria os números razoáveis para começar a ir atrás de parceira? 100 visitas mensais? 200?
    Será que 1000 já é um número razoável?

    E ah, vou aproveitar para deixar uma dica, na sua primeira dica, sobre o público alvo, uma coisa que ajuda muito a saber e principalmente ter dados concretos que eu sei que as lojas podem pedir, é usar o Google Analytics, eu uso e NOSSA! Ele dá todos esses dados hehe, é uma mão na roda. Mas fazer enquetes no blog para os seguidores também é uma forma de segmentar mais ainda o público.

    Beijinhos
    www.sakurys.com

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    1. Comece quando você achar que está preparada. 1000 visitas é um numero bem legal pra buscar parcerias, é um número significativo.

      Verdade, google Analytics é vida hahahah

      Beijos, espero ter ajudado!!

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