Dicas para um bolo perfeito!

23 março 2014





Nesse domingo tem almoço na casa da sogra e eu estava pensando em fazer um bolinho para levar como sobremesa (nora prendada essa). Eu adoro fazer bolos, mas ultimamente sempre sai alguma coisa errada! Por isso hoje separei algumas dicas que eu aprendi com a Cake Designers para um bolo perfeito.


Então vamos lá:

Dica 1:  "Ah meu bolo ficou seco, esfarelado ou queimado"

Nesse caso o forno estava muito quente ou ficou assando mais do que o tempo indicado. O ideal é conhecer bem o seu forno, prestando atenção em qualquer alteração ou usar um termômetro de forno.
Obs: Existem vários fatores que fazem com que os fornos não tenham a mesma temperatura, então fique esperta!

Dica 2: "O bolo ficou empapado ou solado"

Aí a situação é contrária, o bolo não assou o tempo que deveria ou o forno não estava quente o suficiente! O que pode ter acontecido também, é ter tirado o bolo antes de estar completamente assado ou abrir a porta do forno (só pra dar uma olhadinha sabe? rs) antes do tempo de cozimento. Adicionar muito líquido na receita (leite, óleo, água...) ou não bater a massa direito acaba com o seu bolo perfeito.


Dica 3: "O bolo grudou na forma ou está difícil de remover"

A dica é que você desenforme o bolo por volta de 15 minutos, após ser retirado  do forno. Isso porque, antes dos 10 minutos, ele ainda está quente e macio, sendo assim, o risco de quebrar facilmente é maior. Após 20 minutos, a gordura já começa a endurecer e você poderá “colar” o bolo na forma;


E importante: Untar a forma antes de colocar a massa e passar uma faca ou uma espátula ao redor do bolo, para soltar os lados.

Dica 4: "O bolo não subiu, o que fazer?"

Bom, neste caso, podemos o que pode ter acontecido é:

-  Excesso de líquido (água, óleo, por exemplo).

- Usou uma forma muito grande

- Temperatura do forno muito baixa, o bolo não cozinhou direito

- A massa pode ter sido batida de mais ou de menos


Dica 5: "E se o bolo vazou da forma?"

Colocou muita massa! O ideal é não ultrapassar 2/3 de massa na forma. Aproveite também e verifique se as grelhas do forno estão niveladas e se a forma com a massa do bolo esteja no centro do forno.


Eaí, gostaram das dicas? Eu vou tentar fazer tudo direitinho e se eu conseguir posto foto no Facebook do DDM no Instagram ok? Não quero ver ninguém mais decepcionando as sogras, os namorados e etc, então se der certo com vocês quero que me contem e mande as fotos!



Beijo tchau!

2 comentários:

Desejos de Menina: Dicas para um bolo perfeito! © 2009 - 2015 - Todos os Direitos reservados
Volte sempre!