Projeto Get Fit - Aulas Experimentais: Circuito Funcional

23 setembro 2014

CIRCUITO FUNCIONAL
Não tem como falar em exercício sem mencionar todas as novas atividades/modalidades que vêm ganhando fama e caindo no gosto da mulherada dentro das academias. 
Por isso mesmo, decidi fazer uma série baseada nas aulas experimentais que mais têm destaque e que contribuem tanto pra obter um gasto calórico imenso, quanto pra nos divertir e nos fazer sentir uma melhora relativa no corpo e na autoestima.
Nossa primeira aula experimental é o Circuito Funcional.
Objetos típicos de uma aula de Circuito Funcional
Circuito ou Treinamento Funcional é um treino que abrange diferentes aspectos, com força, atividade aeróbica, o equilíbrio e a postura. Na academia que eu frequento, esse circuito se dá em estações de cinquenta segundos, mas isso pode variar de acordo com as regras de cada lugar. As estações são os exercícios que você vai fazer ao longo do percurso, passando por todas até chegar na ultima e finalizar a primeira etapa. O treino pode ser repetido ou pode ser alterado pelo seu professor.
Exercícios que trabalham a força e a agilidade
Dentre os exercícios estão o agachamento, levantamento de peso, afundo, abdominal dos mais diversos tipos, equilíbrio sobre a bola, corrida, bicicleta, etc. Isso vai depender de quem monta o treino.
Exercícios que exigem equilíbrio e força no Circuito Funcional
Outro aspecto interessante, é o fato de ser uma aula coletiva, então você acaba interagindo mais com as pessoas e construindo um certo sentimento de união quanto às dificuldades comuns entre vocês.
A aula é antes de tudo coletiva
Além de possibilitar um condicionamento muito bacana e proporcionar a aquisição de força e equilíbrio, o Circuito Funcional não é nem um pouco restritivo quanto à idade ou peso. Todo mundo pode participar, desde que não tenha problemas de saúde que possam ser afetados pela atividade, como a hipertensão e problemas cardíacos. 
Eu estou fazendo há quase um ano, por duas vezes na semana, e vejo que o meu equilíbrio e a minha coordenação motora têm melhorado substancialmente depois de ter iniciado as aulas de Circuito Funcional, logo, eu super recomendo a todo mundo.
É realmente uma aula muito pesada, mas que, com o tempo, vai se tornando algo extremamente prazeroso, além de ser uma forma de descarregar todo o stress do cotidiano de uma forma saudável e que só traz benefícios para quem as realiza.
E aí, o que acharam? Quem aí já fez ou faz a aula? Deixa seu comentário!
Na próxima postagem da série, vamos falar da nova mania rítmica que vem com tudo: a Zumba!
Aguarde e confira!

Um comentário:

  1. Uau!
    Eu sou mto preguiçosa para prática de exercícios físicos (preciso melhorar isso).
    Algumas vezes gosto de dançar Just Dance e Dance Central com meu namorado... isso são raras as vezes hahahaha...
    Mas confesso que me animei com seu post :D
    Beijos :*

    ResponderExcluir

Desejos de Menina: Projeto Get Fit - Aulas Experimentais: Circuito Funcional © 2009 - 2015 - Todos os Direitos reservados
Volte sempre!