Intensivão para blogs: Melhor plataforma, nome, nicho, layout e mídia kit

02 setembro 2015


Tenho participado de muitos grupos de blogueiras, seguidores, youtubers, simpatizantes, leitores, futuros blogueiros, enfim, estou no meio de pessoas que querem criar blogs, ter um conteúdo bacana e trabalhar com isso. Porém, o que poucos sabem é como começar o blog, como começar a postar, o que postar, qual nicho escolher, enfim, são vários detalhes que são extremamente importantes, tanto pra quem já criou um blog como pra quem está pensando em criar. 

Separei algumas dicas que fui aprendendo ao longo do tempo blogando, afinal, comecei cinco anos atrás e ser blogueiro não era algo muito falado. 

1 - Escolha uma plataforma: A escolha da plataforma que você vai usar é extremamente importante. Blogger e WordPress são as plataformas mais famosas, porém, elas diferem bastante na parte de configurações. 
  1. BLOGGER: O blogger é uma plataforma simples, de fácil acesso e qualquer um que abrir ele vai saber o que fazer, é auto explicativo sabe? A vantagem do blogger é que ele não é pago e não será, portanto, você pode usar qualquer template personalizado sem ter que pagar uma hospedagem para isso. E ó, tem muito template legal por ai viu? 
  2. WORDPRESS: O wordpress é uma plataforma com mais recursos, não é tão fácil de mexer mais nada que alguns vídeos no youtube não resolvam. Porém, para manter um blog legal no wordpress é muito importante que você pague uma hospedagem, já que ele não oferece esse serviço como o blogger oferece. Fora esse pequeno detalhe, o wordpress oferece muitas opções de plugins e vantagens que um site profissional precisa ter.
Depois desse resuminho bem básico, só pra vocês entenderem, chego a conclusão de que: se você quer começar um blog mas não tem pretensão de altos investimentos e quer trabalhar com facilidade, escolha o blogger. Já se você tem pretensão de investimento para domínio, hospedagem, layouts e tudo mais, escolha o wordpress, ele é uma ótima opção pra quem quer um site mais profissional. 

Eu uso o blogger e amo, porém, sinto falta de alguns plugins que o wordpress fornece e para o blogger temos que ficar buscando pelo google se alguém disponibilizou o código para que a gente também possa ter. 

2 - Escolha o nome: A escolha do nome é sem dúvidas a parte que deixa a gente mais confusa. Quando eu comecei, não existiam muitos blogs e como eu tinha uma conta grande no twitter (que foi hackeada :( #choro) com o nome "Desejos de Menina", resolvi usar o mesmo. Mas se você está em dúvida do nome, busque algo que tenha relação com os assuntos que você vai tratar ali e lembrem-se, nada de colocar nome clichês e nem nomes como "Depois dos (sua idade), "Fulana Secrets", Radioactive (alguma coisa) e por aí vai,  porque esses nomes já são de blogs famosos e podem acabar gerando algum tipo de problema. Outra coisa importante é escolher nomes em português, primeiro porque é sua língua, segundo porque muita gente pode não entender o nome e acabar errando pra digitar o seu link e terceiro porque o google posiciona melhor seu blog na hora da busca.

3 - Escolha o nicho: Se tem uma coisa que um blogueiro que está começando precisa fazer é escolher um nicho. Não adianta criar um blog e querer falar de "tudo", porque "tudo" é impossível, algum assunto sempre vai ficar com posts mais fraquinhos e isso nunca é bom, portanto, fale de algo que você sabe. Se você cozinha, fale sobre culinária e assuntos relacionados a isso. Se você é boa em fazer makes, fale de beleza... Quando eu comecei meu blog, falava somente de relacionamento e beleza, hoje em dia coloquei alguns outros assuntos que são importantes para o público feminino, mas foco sempre em relacionamento, que é sobre o que eu gosto e sei falar.

4 - Escolha um layout: O layout é muito importante, afinal, ele é a cara do seu blog para as outras pessoas, portanto, escolha um modelo clean, sem muitas cores fortes, sem muitos detalhes (tipo brilho saindo do cursor sabe?), sem música.. Vamos manter o blog um lugar agradável, onde o leitor possa entrar sem ficar esperando carregar muito tempo e sem interferir no que ele esteja fazendo além de ler o seu blog (se você colocar música e o leitor estiver ouvindo música no computador dele, ele irá fechar o seu blog na hora, sério!). Para quem não tem facilidade em html e não consegue ficar modificando os temas que o próprio blogger oferece, existem alguns sites e alguns outros blogs que disponibilizam modelos gratuitos para vocês.
  1. BTemplates: É um site com muuuitas opções de templates para o seu blogger e é super simples de baixar e instalar.
  2. Bia Blythe: A blogueira disponibilizou uma tema free bem fofo, vale a pena acessar e baixar.
  3. Renata Massa: A Renata criou um layout bem clean e disponibilizou ele online para quem quiser baixar.
Para o começo, acho que o layout grátis é uma boa opção, mas para quem quiser fazer o investimento, vale a pena procurar pessoas que desenvolvam layouts. Indico: Eu (faço somente para blogger, quem quiser orçamento entra em contato por aqui), Anna Larissa e o Jeff.

5 - Crie um mídia kit: O mídia kit é uma coletânea de informações importantes sobre o seu blog que explica melhor sobre o seu trabalho com o blog, quem você é, os resultados que seu blog trás, esse tipo de coisa que ajuda muito na hora de conseguir fechar parceria e publicidade com marcas. Porém, o seu mídia kit tem que ser resumido, ele não pode ser um arquivo com muitas páginas, pois assim o cliente em potencial vai cansar de ler. Você pode montar o seu mídia kit como você quiser. Pode ser uma página estática, um vídeo, um slide, o que você achar melhor, ok? Mas, como quem está começando sente muita dificuldade na hora de montar o mídia, fiz uma pesquisa e vi que o blog Sernaiotto disponibilizou dois modelos e resolvi compartilhar para vocês, para baixar o modelo em .PSD clique aqui e para baixar o modelo em .PPT clique aqui.

Bom pessoal, espero ter ajudado vocês, tanto quem queria começar um blog e não sabia como começar quanto quem já tinha um blog mas estava com algumas dúvidas. Vocês gostam de posts assim? Vou preparar mais posts nesse estilo para ajudar vocês, amigos blogueiros!!!

Qual dos tópicos vocês tinham mais dúvidas? Comentem!

2 comentários:

  1. Ótimas dicas, Pamella. No começo eu estava bem em dúvida entre o blogger e o WP, mas só pelo fato de ter que pagar uma hospedagem no WP, o blogger ganhou meu coração. O blog enjoythings e difluir também tem Layouts Free lindíssimos!
    Adorei o post, continue postando dicas assim *-*
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebecca, que bom que gostou!!!

      Vou dar uma olhada nos layouts free que você indicou e fazer um update no post, muito obrigada pelas dicas.

      beijos

      Excluir

Desejos de Menina: Intensivão para blogs: Melhor plataforma, nome, nicho, layout e mídia kit © 2009 - 2015 - Todos os Direitos reservados
Volte sempre!